16 janeiro 2013

0

Antioxidante para a beleza da pele

Nossa pele é constituída por tecido epitelial, um tecido cujas células são firmemente unidas para promover proteção contra agentes externos, como calor, luz, infecções e lesões. A pele bronzeada significa que houve a ação dos raios ultravioletas do sol e quando em excesso pode causar danos à sua saúde.

 
Porém, uma das mais importantes e principais contribuições para o envelhecimento da pele vem do excesso de produção de espécies reativas de oxigênio  (ERO) e uma atividade antioxidante reduzida devido ao avançar da idade. Essa oxidação é atribuída aos Radicais Livres (RL), que são moléculas que se formam por uma reação natural do organismo ao processo de queima do oxigênio pelas nossas células.

Como são instáveis, rapidamente se associam às moléculas próximas, o que pode causar danos as células sadias. Em 99% dos casos, o organismo repara esses danos. Mas se houver aumento na produção de RL como a alimentação inadequada ou o excesso de exposição solar, torna-se difícil neutralizar as consequências causadas á pele como: manchas, rugas, falta de hidratação...
Neste momento faz-se necessárias doses adicionais de substâncias antioxidantes. As vitaminas destacam-se nesse papel, principalmente as vitaminas E,A e C.
Fontes de Vitamina E: Oleaginosas e abate são alimentos ricos em Vitamina E;
Fontes de vitamina A: Manga, batata doce e espinafre são alimentos ricos em vitamina A;
Fontes de vitamina C: Frutas cítricas, como laranja, kiwi são ótimas fontes de vitamina C.

Sem a capacidade da Vitamina E para atuar como antioxidante primário na pele, pode ocorrer um aumento de rugas prematuras e, possivelmente, levar a uma carcinogênese. O mineral Selênio (encontrado em nozes, castanha-do-pará, sementes de girassol e óleo de peixe) atua em conjunto para o combate do câncer de pele.
A vitamina A desempenha um papel importante no desenvolvimento, proliferação epitelial e queratinização, mantendo as células da pele saudáveis e combatendo os danos dos RL, sua deficiência irá resultar em uma pele seca e escamosa.
Já a vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, combate os danos da pele e rugas.
Além dessas vitaminas, a vitamina B3 acalma a pele irritada, avermelhada ou manchada e é encontrada no abacate, farelo de trigo. 
O Ômega-3, encontrado no óleo de linhaça,sementes de abóbora, também são cruciais para a hidratação da pele, mantendo poros limpos e ajudando a prevenir a acne.

Muitas vezes não consumimos todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde, por isso, a suplementação de antioxidantes tem grandes benefícios em indivíduos que não atingem a necessidade adequada na alimentação diária.


Esse informativo foi retirado do site: http://www.nutritotal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por expressar tua opinião,ela será sempre muito bem vinda!

Posts relacionados

Posts relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...