15 agosto 2013

0

Resenha Literária: O Silêncio das Montanhas


Oieee gente tudo bem?? Bora para mais uma resenha literária??Dessa vez com um assunto um pouco diferente!

Me apaixonei pela forma de conduzir as histórias que Khaled Hosseini têm e me emocionei como a história de seus personagens! Já li seus livros anteriores (Caçadores de Pipas- que não tem nada a ver com o filme- e A cidade do Sol) Acabei por ficar 'viciada' em seus livros! E estava na minha Wish list literária, se você não sabe do que estou falando confira AQUI. Por  a caso acabei encontrando ele em PDF, que não é a mesma coisa de ler no livro, mas é uma alternativa para que deseja tantos livros!!

A história é sobre dois irmãos, Pari e Abdullah, que acabam ficando órfãos de mãe e possuem um forte ligação entre si desde pequenos. Moram em um vilarejo no interior de Cabul. Assim como a 'história' que abre o capítulo do livro, as pessoas são separadas marcando o destino de várias pessoas.

A narrativa as vezes fica meio confusa, pois há muitos personagens que fazem parte da história de ambos os irmãos e que inicialmente são difíceis de detectar, mas com o desenvolver da história fica mais compreensível.
Depois de muitas décadas distantes, finalmente Pari encontra Abdullah através da filha do mesmo (que por sinal tem o mesmo nome da tia-Pari) E então toda uma infância é entendida e todo vazio que Pari sentia em Paris com "mamã" foi revelado. Adbullah, viúvo e com um forte esquecimento mental, não reconhece a irmã.

"É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar."

Além da história ser linda, há todo um resgate cultural de fatos que ocorreram em Cabul, o que faz com que em algum lugar exista realmente a Pari e o Adbullah.

Sobre o Autor:
Khaled Hosseini
   
Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para meninas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerã, Irã (Teerão, Irão, na grafia de Portugal), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.

Em 1976, Khaled Hosseini e sua família mudam-se para Paris, França, por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel. Deste modo, foi consentido à família Hosseini asilo político, nos EUA, onde passaram a residir em San Jose, Califórnia. As suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a sobreviver com ajuda governamental por um curto período.

Hosseini formou-se na escola secundária em 1984 e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia, em 1988. Após alguns anos, ele ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, escola de Medicina, onde recebeu o título de Doutor em Medicina em 1993. Ele completou o período de residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, no ano de 1996. Khaled Hosseini continua praticando medicina. Khaled Hosseini é casado com Roya Hosseini (sobrenome de casada), e tem dois filhos, Haris e Farah, a quem considera a noor de seus olhos.

Super indico a leitura dessa literatura, além dos outros livros escritos pelo autor, com certeza você verá o mundo de outra forma e se considera-rá abençoado por ter nascido em terras brasileiras. 
Espero que tenham gostado do pequeno comentário sobre o livro!

Um super beijo e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por expressar tua opinião,ela será sempre muito bem vinda!

Posts relacionados

Posts relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...