16 abril 2014

0

Quarta da Nutri: Suplementação de antioxidantes para desportistas




Oie gente! Tudo bem?? 
O "Quarta da Nutri" de hoje trás um assunto que virou "modinha" nas academias do Brasil, a suplementação de Vitamina antioxidantes para desportistas.

Antes de iniciar o papo quero que entendam o significado de duas palavras:

Atletas: Pessoas que tem o esporte como profissão, fazem só isso, vivem disso.
Desportistas: Pessoas que praticam atividades física específica e regularmente
Visitantes de acadêmia: Pessoas que aparecem na academia em Setembro e saem em Março, tem foco só no verão.

Para atletas, a suplementação é indicada somente quando a ingestão alimentar for insuficiente ou o indivíduo apresentar alguma deficiência nutricional. Para esse grupo, o exercício extenuante, ao extremo, aumenta a formação de radicais livres (RL) que causam danos celulares e consequentemente o envelhecimento precoce. Estudos científico com atletas são contraditórios e muitas vezes o que se leva em consideração é a conduta do profissional de nutrição ou médico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, são recomendadas o consumo de 500 e 1.500 mg/dia de vitamina C e vitamina E. A ingestão das vitaminas C, A, E, zinco, podem produzir bons efeitos antioxidantes, mas a oferta desses nutrientes através de uma dieta balanceada é o suficiente.

Já para a grande maioria da população, nós, míseros mortais, que não temos no esporte nossa fonte de renda, NÃO é indicado a suplementação, pois o próprio organismo se encarra de combater esses RL. E além do mais o nosso organismo só absorve aquilo que ele necessita. Então não vale a pena gastar em suplementação. A melhor via é investir em uma alimentação balanceada, e para isso só um NUTRICIONISTA pode prescrever e orientar.

Nada de ir atrás do que o personal diz, ou o dono da academia, ou pior ainda, os amigos, vizinhos, a internet!


Lembre-se que seu corpo amanhã será reflexo do que você fornecer para ele hoje! Então ame-se o suficiente para ter uma vida saudável!
Espero que tenham gostado da orientação da semana, e se você tem uma dúvida e quer ver ela respondida aqui, envie um email para: 


Super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!
Pinkellen nas Redes Sociais

Receba as novidades do blog no seu email, digitando ele a seguir:

É GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por expressar tua opinião,ela será sempre muito bem vinda!

Posts relacionados

Posts relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...